quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PROJETO BRASIL E ITALIA






PROJETO:  BRASIL E ITALIA



OBJETIVO: ESTABELECER ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O MODO DE VIDA CARACTERÍSTICO DE SEU GRUPO SOCIAL E DE OUTROS GRUPOS (FAMÍLIA / ESCOLA).

CONTEÚDO: PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES CULTURAIS DA PRÓPRIA COMUNIDADE E DE OUTRAS DO PRESENTE E DO PASSADO.

ETAPAS PREVISTAS:

1. COMO VOCÊ CHEGA NA ITALIA?

• LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS

• MOSTRAR GLOBO PARA LOCALIZAÇÃO DOS PAÍSES (BRASIL / ITALIA)




• CONSTATAÇÃO

• REGISTRO DO MEIO DE TRANSPORTE



2. ALIMENTAÇÃO

• RODA DE CONVERSA: QUAL TIPO DE COMIDA VOCÊS COMEM NO BRASIL? / QUE TIPO DE COMIDA VOCÊS ACHAM QUE SE COME NA ITALIA?

• LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS

• PESQUISA COM OS PAIS SOBRE ALIMENTOS QUE SE COMEM NO BRASIL E NA ITALIA.

• RODA SOCIALIZANDO A PESQUISA

• PESQUISA COM FIGURAS DE ALIMENTOS DA ITALIA / BRASIL( SOLICITAR QUE AS CRIANÇAS SEPAREM AS FIGURAS EM DOS GRUPOS: ALIMENTOS QUE SE COMEM NO BRASIL E ALIMENTOS QUE SE COMEM NA ITALIA, APÓS MONTAR DOIS CARTAZES PERGUNTANDO AS CRIANÇAS SE AS FIGURAS DEVEM SER COLADAS NO CARTAZ DO BRASILOU ITALIA, FAZENDO ASSIM A COSTATAÇÃO)

• EXPERIMENTAÇÃO (CULINÁRIA COM 1 ALIMENTO DE ORIGEM ITALIANA OU OUTRO BRASILEIRO,AS CRIANÇAS PODERAM OPTAR .)

• REGISTRO ATRAVÉS DE DESENHO





































































3. MÚSICA / DANÇA
• QUE TIPO DE MÚSICA SE DANÇA NO BRASIL? E NA ITALIA?

• LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS

• OUVIR MÚSICAS ITALIANAS E BRASILERAS

• PASSAR TRECHOS DE FILMAGENS PARA AS CRIANÇAS IDENTIFICAREM QUANDO A DANÇA É ITALIANA E QUANDO É BRASILEIRA.

• DRAMATIZAÇÃO DA MÚSICA “LA POLENTA”




4. CARNAVAL

• RODA DE CONVERSA: O QUE TEM NO CARNAVAL NO BRASIL?

E NO DA ITALIA?

• LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS

• VER VIDEOS DE CARNAVAL NO BRASIL E NA ITALIA

• OUVIR MARCHINHAS DE CARNAVAL

• PRODUZIR MASCARAS COM PENAS, LANTEJOLAS.























5. COLAR DE MACARRÕES
• SOLICITAR QUE AS CRIANÇAS PINTEM MACARRÃO PENNE USANDO DE TINTA GUACHE (VOCÊ PODE TAMBÉM USAR MACARRÃO DE VEGETAIS QUE JÁ VEM COLORIDO.).

• NO OUTRO DIA COM O MACARRÃO SECO FORNECER FIOS DE NAILON OU FIOS USADOS PARA FAZER BIJOUTERIA, PARA AS CRIANÇAS MONTAREM SEU COLAR.








PRODUTO FINAL:

• EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS FEITOS ( FEIRA CULTURAL)


• APRESENTAÇÃO MÚSICA: LA POLENTA













0 comentários:

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?